SPIN: como transferir dinheiro com o número de telemóvel
19.07.2024Já é possível transferir dinheiro de forma mais rápida e segura, usando apenas o número do telemóvel. Descubra esta nova funcionalidade.
Desde 24 de junho, já é possível transferir dinheiro de uma conta para outra, usando apenas o número de telemóvel do destinatário. Qualquer pessoa ou empresa pode utilizar o SPIN, desde que detenha uma conta de pagamentos num banco ou prestador de serviços de pagamento estabelecido em Portugal e que faça parte do sistema de pagamentos do Banco de Portugal, como é o caso dos principais bancos.
Não é necessário associar o seu número de telemóvel ou NIPC à sua conta para fazer uma transferência com recurso a esta funcionalidade. No entanto, para receber uma transferência a crédito ou imediata com recurso ao SPIN é necessário ter o seu número de telemóvel ou NIPC associado ao IBAN da conta. Só desta forma o sistema irá identificar a sua conta através do respetivo número para receber os fundos. O número de telemóvel a utilizar como identificador da conta deverá ser o mesmo que está registado e certificado junto do banco, designadamente para efeitos de autenticação do cliente. Esta funcionalidade não tem custos adicionais para os clientes.
O QUE É O SPIN
O SPIN é a nova funcionalidade, que permitirá a realização de transferências a crédito ou imediatas, usando apenas o número de telemóvel em vez do tradicional IBAN. Ou seja, quando quiser enviar dinheiro para a conta de um familiar ou amigo poderá fazer a transferência digitando o número de telemóvel de quem vai receber o dinheiro. Também será possível realizar o mesmo tipo de transferências para empresas com o SPIN. Neste caso, o identificador da conta bancária é o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).
SPIN VS. MBWAY
Atualmente já é possível enviar ou receber dinheiro através de transferências, usando apenas o número de telemóvel através do MBWay. O MBWay é uma funcionalidade disponibilizada pela SIBS, que é detida pelos maiores bancos. De alguma forma o SPIN assemelha-se ao MBWay, mas a nova funcionalidade será mais abrangente, na medida que as transferências serão baseadas em contas de pagamento e alarga-se à esfera das empresas.
COMO FUNCIONA
Em primeiro lugar, terá de assegurar que a pessoa para quem vai transferir o dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta na qual pretende receber o dinheiro. Para realizar uma transferência apenas tem que aceder ao canal do banco, através da app ou do homebanking, e introduzir o número de telemóvel do beneficiário, que pode ser digitado manualmente ou pode ser introduzido através da seleção do contacto da lista telefónica. Antes de dar autorização à operação, será apresentado o nome do primeiro titular da conta para onde irá enviar o dinheiro ou o nome da empresa. Se estiver tudo certo, basta confirmar a operação.